Heal the world... FOR THEY!:)

17 de out. de 2010

Vale a pena LER de novo- A natureza está avisando 27/06/10

Hoje, há mais desabrigados no mundo em conseqüência de desastres naturais do que de conflitos. Na década de 90, as catástrofes naturais como furacões, inundações e incêndios afetaram mais de dois bilhões de pessoas, causando prejuízos superiores a US$ 608 bilhões, em todo o mundo devido a práticas ecologicamente destrutivas como soltar balões ,queimadas,jogar lixo nas ruas....
*Ao degradarmos as florestas, modificarmos cursos de rios, aterrarmos áreas alagadas e desestabilizarmos o clima
*A manutenção e restauração da segurança ecológica natural em todos os países é essenssial

              É fato:
estamos cada vez mais suscetíveis aos desastres ambientais. Há poucos dias um suposto ciclone passou por Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama, deixando postes caídos e lojas reviradas. Em janeiro, o Rio Grande do Norte foi alvo de outro fenômeno: um abalo sísmico na região de Poço Branco que atingiu os 4,1 graus na escala Richter.
No âmbito internacional, o terremoto de Porto Príncipe, no Haiti, foi devastador. Em fevereiro, a abertura do Circuito Nacional de Surf, na Austrália, foi suspenso. O motivo: alerta de tsunami.

*O que é ciclone?

Ciclone é todo redemoinho atmosférico que gira em torno de um núcleo de baixa pressão. Ciclone é todo redemoinho atmosférico que gira em torno de um núcleo de baixa pressão. Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades).

             Desastres naturais
por volta da década de 60 os acidentes naturais que contabilizavam vítimas não passavam de 100 anuais, atualmente já são contabilizados aproximadamente cerca de 500 desastres naturais. Enchentes, vulcões, secas e calor, nevascas e avalanches estão, a cada dia que passa, surgindo com mais intensidade. As áreas de risco se agravam com a intervenção humana surpreendendo a população mundial com as catástrofes que agem com uma capacidade de destruição infinita.
O aumento desses desastres naturais se dá pela constante intervenção humana que ao longo dos anos, com o avanço da economia, esta devastando diversos habitats naturais e, como conseqüência, temos o agravamento dos mesmos. A normalidade se ofusca e desloca-se rumo aos acontecimentos tão temidos atualmente.

*As enchentes já contabilizam milhares de vitimas, pois a cada chuva surgem inundações e deslizamentos, isso conseqüência do desequilíbrio ambiental, o recolhimento inadequado do lixo, o aumento de áreas asfaltadas que dificultam a impermeabilização dos solos inundando as ruas e transformando as cidades em rios.

*O efeito estufa, agravado pelo aquecimento global, contribui de forma bastante significativa no aumento dos níveis de chuva, pois aquecem desproporcionalmente as águas dos oceanos e que é responsável também pelo aumento da intensidade dos ventos e chuvas provocadas por furacões.. Essas enchentes já são rotina na vida de muitas pessoas que vivem em grandes cidades, onde ficam desabrigados, pois tem suas casas inundadas.E isso piora daqui a uns anos...
O efeito estufa, que forma uma camada ao redor do planeta, devido ao acumulo de gases poluentes na atmosfera, esta superaquecendo a terra, pois permite a entrada de raios solares mas, dificulta sua saída, também esta aumentando as secas e o calor .. Isso aquece as águas dos oceanos que ocasionam o derretimento das geleiras que por sua vez elevam o nível dos mesmos, que inundam o litoral e podem ate sumir com algumas ilhas do mapa, e mais de 2 bilhões dos habitantes vivem a 100 quilômetros do mar.

Estamos a merce de inúmeros desastres que a cada dia se agravam mais.em certos lugares choverá muito causando inundações e milhares de mortes.Em outros lugares teremos secas gerando queimadas enormes,frios e calores insuportáveis,aumento do nivel dos oceanos que tbm resultará em milhões de mortes.

E temos só 4 anos para enfrentar ,acabar com tudo isso pois se não o fizermos as consequencias serão inacabaveis. e não haverá mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!