Heal the world... FOR THEY!:)

16 de out. de 2010

Óleo usado = sabão-por Gustavo Ribeiro

Essa, devo admitir, fiquei orgulhoso. Quando vi a missão de separar o óleo, pensei logo de cara, isso não vai ser tarefa fácil aqui em casa. Mas fui surpreendido pela minha mãe, pois é.

Fiz a pergunta básica para ela: "O que você com o óleo que usa para frituras e tal?". A resposta foi a melhor possível: "Eu dou para a Rosa e ela usa para fazer sabão"! Vejam só que legal isso.

Tá, deixa eu explicar. A Rosa é a diarista que vai lá em casa todas as quartas-feiras. Aí todo o óleo que minha mãe usa na cozinha durante a semana, ela reserva numa garrafa. Quando tem óleo suficiente, a Rosa leva pra casa dela e faz a mágica. É uma das coisas legais que dá para se fazer com óleo de cozinha.

Já pedi pra Rosa levar uma barra de sabão lá em casa para eu fotografar e mostrar pra todo mundo como fica. Mas de qualquer forma, me informei pra saber como fazer o tal sabão. É algo bem simples, que pode ser feito em casa.

Para 5 litros de óleo, você usa 2 litros de água, 200 ml de amaciante e 1 quilo de soda cáustica em escama. Pra começar coloque com cuidado a soda cáustica num balde, depois com mais cuidado ainda a água fervendo. E fique mexendo até diluir as escamas da soda.

Depois disso, jogue o óleo e mexa mais. Na sequência é a vez do amaciante. E não pare de mexer. Por fim é só jogar a mistura numa forma e esperar secar. Simples né?

Mas por favor gente, cuidado. Usem luvas e utensílios de madeira para fazer isso, pois a soda cáustica é barra pesada mesmo.

Normalmente a gente nem se liga, mas jogar o óleo no ralo é terrível para o meio ambiente. Imagina só toda a quantidade de óleo usado por todas as casas de uma grande cidade e tudo isso depositado no mesmo lugar. É, coisa boa, não é!

E esse desafio, por incrível que pareça, foi o mais simples pra mim. Até porque não precisei fazer muita coisa, admito. Pensei que iria me desdobrar, mas no fim das contas, estava tudo sob controle. Se meus pais não desligam os equipamentos eletrônicos, nesse desafio eles mandaram muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!