Heal the world... FOR THEY!:)

23 de set. de 2010

Comparando a reciclagem

Isso q posto hj quer q sirva para um mudança de vcs mesmos e até de suas familia!Vc já sabe pq é PRECISO reciclar e pq é um DEVER de todos nós!
Compare o Brasil na reciclagem com os outros paises:


Não acham que é reciclado MUITO POUCO?até mesmo o papel que é o material mais reciclado do Brasil ainda é pouco reciclado perto do q se poderia reciclar!Vc ñ precisa aprender a transformar garrafas pet em  cobertores e roupas!Se vc quer ajudar de garrafas, papeis e caixas par os catadores de papelão, vc acha q eles fazem oq com isso?Eles vndem para casas de reciclagem!u vc mesmo pode vender para casas de reciclagem, eu sei q deve ter uma aí perto da sua casa e vc ainda fica com um dinheiro a mais!Vc só vai ter o trabalho de separar e lavar o lixo reciclavel pq se ele ñ for limpo el ñ é reciclado!
Agora vejam essa matéria sobre a reciclagem de pneus, q é um dos piores lixos do mundo. O pneu faz um mau terrivel ao meio ambiente mas vc pode recilar e ajudar!

Reciclagem de Pneus
juntamente com a revolução no setor dos transportes, a utilização dos pneus de borracha trouxe consigo a problemática do impacto ambiental, uma vez que a maior parte dos pneus descartados está abandonado em locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde e a qualidade de vidas humanas.

Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.

Medidas mitigadoras do Impacto Ambiental

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados. O Brasil ocupa o 2o lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus, o que lhe confere uma posição vantajosa junto a vários países na luta pela conservação ambiental. Esta técnica permite que o recauchutador, seguindo as recomendações das normas para atividade, adicione novas camadas de borracha nos pneus velhos, aumentando, desta forma, a vida útil do pneu em 100% e proporcionando uma economia de cerca de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Como é o processo de reciclagem de pneus
O processo de recuperação e regeneração dos pneus exige a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d'água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las. O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para a obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.

Reciclar é viver!
PRESERVE!!!


2 comentários:

  1. Chamar de reciclagem o que se faz com pneus é uma falácia. O que se faz hoje é DESTRUIR e lixar literalmente as cinzas uma matéria prima (pneu usado) de alto valor agregado, que através um processo de decomposição poderíamos devolver a industria, em ótimas condições de reuso, mais de 90% de um pneu usado. Portanto, hoje não se recicla pneus, pura e simplesmente pneus usados são DESTRUIDOS.
    Pedro Correa

    ResponderExcluir
  2. há um jeito certo e bom de recicar pneus mas isso depende de certas pessoas.É claro q vários processos de reciclagem de pneus estão sendo feitos errados mas tbm há a exeção e cabe a industria tbm reaproveitar os pneus usados se quiser!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!