Heal the world... FOR THEY!:)

27 de jan. de 2011

Saúde: Números da Dengue disparam no Paraná

ATENÇÃO:Este post só será feito para ajudar vcs a entederam um outro post que será feito daqui a alguns dias:

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (24) o novo informe semanal com a situação da dengue do Estado. Nas primeiras três semanas do ano foram notificados 2.019 casos da doença em 103 municípios. Os municípios com maior número de notificações são Londrina – 17.ª RS (645), Foz do Iguaçu – 9.ª RS (215) e Jacarezinho – 19.ª RS (190).
Destes, 49 casos foram confirmados em sete municípios. Londrina concentra 70% dos casos confirmados (35). Os outros casos foram confirmados em Foz do Iguaçu (8), Jacarezinho (2), Rolândia (1), Paranavaí (1), Cruzeiro do Iguaçu (1) e Ortigueira (1).
Para conter o avanço da doença no Estado, a Secretaria da Saúde elaborou um plano de emergencial com ações programadas para os primeiros 90 dias do ano. Uma das primeiras ações foi a implantação da sala de situação, instalada no gabinete do secretário em Curitiba. “A sala recebe informações das 22 regionais de Saúde e dos municípios em tempo real, o que permite atuação imediata a fim de bloquear o avanço da doença”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Quando um caso de dengue é confirmado, por exemplo, as equipes municipais de vigilância em saúde traçam um raio de segurança e enviam equipes para verificar a existência de focos do mosquito aedes aegypti. O objetivo é eliminar os criadouros e também fazer a aplicação do “fumacê”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!