Heal the world... FOR THEY!:)

12 de abr. de 2011

Dez dicas ecológicas para o seu dia!



Dez dicas ecológicas para seu dia
A Rede WWF-Brasil promove neste sábado (26/03), das 20h30 às 21h30, mais uma edição do programa Hora do Planeta. Conhecida globalmente como Earth Hour, a Hora do Planeta é um movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos. Nesta data em que todos demonstram sua preocupação com o futuro do planeta, nada melhor do que estar em contato com a natureza e adotar atitudes para colaborar com um ambiente mais saudável.
Reunimos 10 dicas simples, confira:
  • Andar descalço na grama ou na areia da praia faz bem. De acordo com a reflexologia podal, os órgãos do corpo humano estão refletidos nas solas dos pés. Da mesma forma que uma massagem nessa região provoca um profundo relaxamento, andar descalço atinge o mesmo objetivo", explica a naturóloga Kátia Leite. Mas antes de tirar os sapatos, é preciso tomar cuidado ao escolher os parques e as praias nos quais você pretende caminhar. Alguns lugares podem estar contaminados com urina de animais ou conter bichos como carrapatos e pulgas, por exemplo. Caso você não se sinta seguro para andar nesses espaços, uma boa opção é usar um chinelo bem macio ou até mesmo estender um tecido sobre o chão e caminhar sobre ele.
  • Abraçar uma árvore pode trazer sensação de paz e tranquilidade. De acordo com Kátia Leite, as plantas possuem um campo energético semelhante ao dos animais. "A energia da árvore se mantém intacta mesmo quando cortamos um pedaço dela. Estar em contato com essa poderosa vibração é uma ótima forma de sentir-se bem, além de ter a natureza bem pertinho de você", ensina a especialista.
  • Não imprima a segunda via dos recibos do cartão. Esse simples ato consegue diminuir significativamente a quantidade de papel jogado fora. No escritório, opte pelo uso de papel reciclado e imprima somente o necessário. Pesquisas apontam que ao conseguir reutilizar 100 kg de papel, sete árvores são salvas.
  • Combinar um piquenique num parque de sua cidade é uma boa ideia de programa para fazer com a família ou amigos. A maior parte dos parques tem área para esse tipo de refeição e dá para passar horas deliciosas brincando e observando a natureza. "Comer e passear ao ar livre ajuda a respirar melhor e dá ao corpo informações que perdemos se estamos o tempo todo em casa, no trabalho, na escola ou no shopping", lembra a especialista. Temperatura, umidade, luminosidade, cor e odores são percepções que tendem a se perder quando não estimuladas.
  • Conte ou observe as árvores que estão florescendo. "Ao prestar atenção nas flores, acabamos aprendendo mais sobre a natureza", informa a naturóloga. Além disso, é uma ótima maneira de manter as crianças entretidas e em contato com o verde.
  • Economize água. Atitudes simples podem combater o desperdício desse recurso natural tão importante, como fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. Vale lembrar que a ducha economiza cerca de 7 mil litros a mais do que o banho de banheira. Ao escovar os dentes ou limpar os alimentos, manter a torneira fechada também pode ajudar na economia.
  • Separe sementes da fruta que mais gosta e coloque em um vasinho com terra. "Já fiz a experiência com sementes de melão, melancia, mexerica, carambola, tomate, caqui e todas brotaram!", comemora Kátia. Depois disso, transfira a planta para algum lugar onde ela poderá crescer sadia. Pode ser no quintal de casa ou na área verde do prédio, na calçada ou na residência de algum conhecido.
  • Árvore e passarinho combinam perfeitamente. Descubra uma área com árvores perto de sua casa ou trabalho, ou no caminho por onde passa diariamente, e tire um tempinho para observar. Mesmo em cidades grandes e agitadas você poderá ver uma quantidade grande de pássaros. "É maravilhoso ouvir o canto dos bem-te-vis ou assistir a um beija-flor se alimentar nas flores", lembra a naturóloga.
  • Evite usar copos descartáveis e garrafinhas d´água. Um copinho descartável leva cerca de 50 anos para se decompor, enquanto uma garrafa de plástico pode demorar mais de 100 anos. A solução pode ser optar pelo uso de canecas ou copos de vidro, já que não são materiais descartáveis. Os resíduos plásticos contribuem significamente com a poluição dos oceanos.
  • Reaproveite o lixo. Para diminuir a quantidade do que é jogado fora em casa, coloque a imaginação para funcionar. Garrafas pet podem dar vida a brinquedos para crianças, enquanto as latas de alumínio podem virar vasos de flores para decorar seu lar. As cascas de frutas também são ricas em nutrientes e funcionam como adubo para as plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!