Heal the world... FOR THEY!:)

17 de mai. de 2010

Consumo e destruição.



Ir aos comentários
desmatamento.jpgConsumir é destruir. Existe aquela velha máxima de que é impossível criar algo sem destruir algo antes. Na nossa sociedade industrial e consumista essa máxima assume proporções gigantescas. De uma simples garrafa plástica de água mineral até um veículo ou uma casa, tudo que consumimos hoje em dia tem um impacto muito maior do que em outras épocas de nossa civilização.
Temos que agradecer por nem todos terem um nível de vida de primeiro mundo, pois se assim fosse a civilização já teria encontrado seu fim. Podemos tomar como exemplo os E.U.A., um dos países mais ricos e consumistasinquinamento.jpg do mundo, com população superior a 300 milhões de habitantes (5% da população mundial) e que consome cerca de 1/4 dos recursos naturais do mundo. É a vida que a grande maioria sonha em ter: carro próprio, ar-condicionado, computador e celular de última geração, um bom bife, um banho bem quente e férias na Europa ou América do Norte. Só que se hoje em dia, com uma pequena parcela da população desfrutando dessas coisas, a Terra já está mal das pernas, imagina se todos que sonham com essa vida a alcançarem. Inviável, insustentável, impossível. Precisamos rever nossos conceitos.
Existem dois movimentos que acho fundamentais que a espécie humana desenvolva com urgência, para ao menos prolongar sua estadia neste planeta:permacultura e simplicidade voluntária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!